Me chamo Tatyana Jacques, sou compositora, sound designer e também antropóloga.
Trabalho com música há mais de 20 anos. Já tive experiências diversificadas e convivi com diferentes estilos e gêneros musicais: toquei violoncelo em orquestras e quartetos de cordas; toquei piano, teclado e violoncelo em grupos de rock, música experimental, variedades e MPB; dei aulas de música; e também desenvolvi pesquisas em antropologia da música e musicologia.
Sou graduada Bacharel em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e fiz Pós-doutorado em Musicologia nessa mesma universidade. Sou Mestre e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. No mundo acadêmico, minhas pesquisas sempre giraram em torno de temas como o rock no Brasil; produção musical; música, imagem e imaginário; e som no cinema.
Sempre gostei muito de produção musical e foi esse interesse que acabou me levando ao universo dos jogos digitais. Venho trabalhando com áudio para games desde 2019. Já assinei a música e/ou os efeitos sonoros de mais de 30 jogos, a maioria deles lançada na Steam, mas alguns também lançados em consoles como Nintendo Switch, Xbox, PS4, PS5 ou em outras plataformas. Em alguns desses jogos, utilizamos o middleware FMOD para a implementação do áudio.
Me considero uma pessoa curiosa e criativa. Adoro estudar e tenho necessidade de sempre aprender coisas novas. Nesse sentido, minha atuação como sound designer no mundo dos jogos tem me instigado a aprender também programação. Foi com esse intuito que entre 2022 e início de 2023 realizei o curso de desenvolvimento fullStack do Senai intitulado DevInHouse, no qual tive a oportunidade de estudar tecnologias como JavaScript, HTML – CSS, React Native, SQL Server, Cloud Computing, Git, .Net – C# e também fundamentos de metodologias ágeis como Scrum e Kanbam. Atualmente, estou focando em aprender Unity e sou aluna da primeira fase de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Claretiano – Centro Universitário.
Principais artigos Acadêmicos
- As Suítes do Descobrimento do Brasil de Villa-Lobos e a trilha musical do filme de Humberto Mauro: bricolagem e sequencialidade na construção da narrativa audiovisual .
- Silêncios, paisagens e objetos sonoros do filme Vidas Secas: reflexões sobre técnica e poética no audiovisual.
- Rock (Verbete na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World).
- BRock (Verbete na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World).
- Jovem Guarda ( Verbete na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World).
- Le bruit de Dionysos: le rock au Brésil et la transfiguration du politique.
- Estilo e Autenticidade em Bandas de Rock de Florianópolis.
- O puro e o impurono universo das concepções musicaisde bandas de rock independentede Florianópolis (SC).